quarta-feira, 20 de maio de 2020

AULA 2 - ENSINO RELIGIOSO 6º ANO - MAMP



TEXTOS HIERÓGLIFOS

“Cerca de 3000 anos a. C., os Egípcios desenvolveram uma forma de escrita em pictogramas (várias imagens figurativas que representam coisas), fonogramas (símbolos que representam sons) e outros signos determinantes em escrita ideográfica, sem vogais. Este sistema de escrita recebeu o nome de "hieroglífica" (do grego hieros que significa sagrado, e ghyhhein que significa gravar), ao pé da letra, significa: “inscrição sagrada” porque foi criado para servir os rituais religiosos (usado em túmulos e templos), nos monumentos estatais, nas comemorações de acontecimentos militares e políticos. As anotações eram feitas em papiros, pedras, placas de madeira ou barro cozido. Essa escrita era comumente lida da direita para a esquerda, ou de cima para baixo”.
(www.passeiweb.com/.../geral/surgimento_da_escrita_egito,)
Você pode imagina  quanto  símbolos eram utilizados para escrever uma palavra?

SAIBA MAIS.
A civilização egípcia se destacou também nos conhecimentos importantes que eram usados na construção de pirâmides e templos. Para os egípcios, a construção de túmulos em forma de pirâmides tinha todo um significado sagrado, pois acreditavam que, enterrando o seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses. Para eles, a pirâmide representava uma escada em direção a Rá, o Deus Sol, divindade que conduzia o Faraó rumo ao desejo mais alto do ser humano: o renascimento no além e a imortalidade. Por acreditar na vida após a morte, os egípcios realizavam os procedimentos de mumificação como forma de conservação do corpo para a viagem ao mundo da vida pós-morte. No interior das pirâmides, eram colocadas pergaminhos de papiro, nas quais se gravavam imagens e textos. Havia desenhos e escritas nas paredes do interior das pirâmides, que eram orações, preces e textos que falavam sobre a vida do faraó, escritos em hieróglifos para ajudar os faraós, no sentido de acompanhar a sua caminhada rumo à outra vida e ainda, para espantar possíveis saqueadores.

VOCÊ SABIA?
O Livro dos Mortos dos Mortos dos egípcios se chamava “livro de sair para a luz”, escrito em pergaminho continha orações, palavras mágicas, hinos, magias, etc. Esse livro era colocado no túmulo juntinho com as múmias, assim ajudaria o morto em sua viagem para o outro mundo, acreditavam eles. Existe também um Livro dos Mortos dos Tibetanos, ele se chamava Bardo Thodöl e significava “libertação pela audição no plano pós-morte”, esse livro não ficava com o morto, como o livro egípcio. O livro é recitado para quem está morrendo, e continua sendo mesmo que a pessoa morra durante a recitação, pois os tibetanos acreditam que mesmo depois da morte a pessoa continua mantendo contato e assimilando os ensinamentos que lhe são transmitidos pela leitura do livro. Assim, esses dois livros dos mortos, o egípcio e o tibetano apresentam o mesmo objetivo, que é ajudar fornecer aquele que morreu um conhecimento que possa ajudá-lo em sua transição da vida para a morte, revelando-lhe alguns segredos da sua jornada pelo caminho “do outro lado da vida”.

 CÓDIGO DE HAMURABI

Esse foi o primeiro código da Mesopotâmia registrado que se tem notícias. O povo da Suméria recebeu este código escrito em pedra de diorito, uma pedra que mede cerca de 2,5 m de altura e que hoje está exposto em um museu da França, o famoso Louvre. Ali estão gravadas as leis que regiam a comunidade, antes de ser gravado na pedra as leis eram conhecidas apenas pela oralidade, isto é : pela voz falada.

ENSINAMENTO SUFISTA - PALAVRA SAGRADA
“Um místico sufi, que permaneceu feliz durante toda sua vida - ninguém jamais o viu infeliz - vivia sempre rindo. Ele era o próprio riso. Todo o seu ser era um perfume de celebração. Na sua velhice, quando estava morrendo - no leito de morte, e ainda assim alegrando-se com a morte, rindo hilariantemente - um discípulo perguntou-lhe: - Você nos confunde. Agora você está morrendo. Por que está rindo? Estamos nos sentindo tão tristes. Muitas vezes quisemos lhe perguntar, durante sua vida, por que você nunca fica triste. Mas, pelo menos agora, confrontando a morte, deveria ficar triste e ainda está rindo! Como está conseguindo isto? E o velho respondeu: - É uma chave simples. Uma vez, perguntei a meu mestre. Eu tinha dezessete anos e já era miserável. O mestre era velho, setenta anos e estava sentado sob uma árvore, rindo, absolutamente sem qualquer razão. Não havia mais ninguém lá, nenhum acontecimento, nenhuma piada ou qualquer coisa. E ele estava simplesmente rindo, segurando a barriga. E eu lhe perguntei: “O que há com você? Está louco ou coisa parecida?” Ele respondeu: “Um dia também fui tão triste quanto você é; então ficou claro, para mim, que era minha escolha, era a minha vida.” Desde este dia, todas as manhãs quando me levanto, antes de abrir os olhos, pergunto a mim mesmo: “Abdullah, o que você quer: Miséria? Felicidade? O que vai escolher hoje?” E acontece que eu sempre escolho Felicidade.” História Sufi.
Fonte – SCHLÖGL, Emerli. Expansão Criativa – por uma pedagogia da auto descoberta. Petrópolis: Vozes, 2000.



DECÁLOGO - OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

“A palavra Decálogo significa as "dez palavras". Essas dez palavras, Deus revelara ao seu povo na montanha sagrada: Monte Sinai”. (www.vatican.va/.../p3s2-intr_2052- 2082_po.html)

“O Decálogo é a Lei dos Dez Mandamentos que foram entregues por Deus ao povo de Israel através de Moisés para constituição da nação judaica. Os judeus deveriam obedecê-lo de geração em geração”. (www.bepeli.com.br/.../10_mandamentos.htm)

No Judaísmo, o Decálogo, resume e proclama a Lei de Deus, a qual Deus dirigiu-as a toda assembleia sobre a montanha, do meio do fogo com voz forte, escreveu-as em duas tábuas de pedra e entregou-as. Elas contêm a aliança entre Deus e seu povo. 
Como os mitos são narrativas, possuem um simbolismo. Os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, então criavam mitos com objetivo de dar sentido às coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de repassar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou ainda defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, Deusas, heróis e personagens sobrenaturais se misturavam com fatos da realidade para dar sentido às histórias narradas sobre a vida e o mundo. Sendo assim, as histórias que eram repassadas pela oralidade às gerações precisavam ser compilados em textos escritos. Então, nos textos Sagrados Escritos do judaísmo, do cristianismo e do islamismo (Torá Bíblia, Alcorão) estão às narrativas da criação e outras histórias, orações, hinos e em ensinamentos para os seguidores.

Após a leitura dos Textos... Responda nos espaços livres...

1.Lei dos dez mandamentos;

2.Forma narrativa que explica o surgimento da criação do homem, do mundo, das coisas e etc;

3.Livro que contém o primeiro código escrito em pedra e que reúne as leis na antiga Mesopotâmia;

4.Forma narrativa, de contar as histórias misteriosas e sobrenaturais;

5. Livro sagrado escrito do Cristianismo.

6. Nome dado a primeira escrita do antigo povo egípcio;

7.Livro sagrado dos egípcios, no Império Novo, que contém textos funerários;

8. Livro sagrado escrito do Islamismo;

9. Livro sagrado escrito do Hinduísmo;

Utilize sua criatividade e crie uma frase que vai de encontro com sua religião, utilizando a escrita
"hieroglífica" ... Veja o exemplo abaixo!


Sucesso! Você é capaz!    " ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR !"



Nenhum comentário: