quarta-feira, 20 de maio de 2020

AULA 1 - ENSINO RELIGIOSO 6º ANO - MAMP


O encanto da lenda do Girassol

Qual a origem do mundo, do homem, das coisas?  Vamos, numa aventura, desvendar esses mistérios ? Conheça o mito de criação do girassol na cultura grega:

Diz-se que Clície era uma ninfa aquática que se apaixonou por Apolo(deus sol), que não
correspondeu ao amor da bela ninfa. Clície ao ter o seu amor desprezado pelo deus ficou
debilitada,sentada no chão frio o dia inteiro, com suas tranças caídas sobre os ombros.
Ficou ali durante nove dias sem comer ou beber, alimentando-se apenas de suas próprias
lágrimas. Divisava o sol quando este nascia e acompanhava o seu percurso até o
crepúsculo.
Seus olhos não visualizavam nada mais a não ser o sol, todo tempo seus olhos estavam
voltados para ele. Até que, enfim seus pés enraizaram-se no solo e seu rosto
transformou-se em uma flor que gira sobre a próprias haste, voltada sempre para o sol,
mantendo desse modo o sentimento da ninfa que lhe deu origem.
“E hoje esta flor é conhecida como girassol”


Pense! Todo conhecimento dá sentido a vida
1.Crie e escreva em seu caderno uma poesia sobre o girassol
2. Com a ajuda da alguém da sua família (Papai, mamãe ou outros) pesquise no Youtube os endereços abaixo veja os vídeos e para cada um faça sua reflexão por escrito

Você percebeu quanto de mistério há no mito de criação do girassol? Cada povo, em suas diferentes religiões, tem sua própria forma de expressar, registrar, guardar e transmitir o entendimento sobre o Sagrado. Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas. Sendo assim, os textos sagrados podem ser orais, escritos, pictóricos ou outros. A Religião, independente da forma como expressa o Sagrado e as práticas  que realizam em seus rituais procura organizar a vida da pessoa religiosa, por isso, os grandes acontecimentos religiosos são revividos por meio dos rituais que tanto nos textos orais como os escritos, expressam suas crenças e fé. Então, iremos conhecer alguns desses acontecimentos religiosos, numa aventura através de mitos, expressos nos textos sagrados orais e escritos.

O QUE OS MITOS TÊM A VER COM OS TEXTOS ESCRITOS? A expressão oral é uma das primeiras formas do processo de transmissão acerca do sagrado que é passado de geração a geração, ou seja, os mais velhos ensinam os mais novos. Esses ensinamentos estão ligados, aos mitos de criação do mundo, do homem, de explicações sobre os acontecimentos da vida, dos fenômenos naturais, da origem divina e da vida em sociedade. Ainda hoje, encontramos tradições religiosas que mantém seus ensinamentos a respeito do sagrado somente pela oralidade, como por exemplo, nas culturas indígenas, africanas e outras. Muitas dessas narrativas orais sobre os acontecimentos religiosos, em algumas tradições, foram compiladas em textos escritos transformando-se em livros sagrados, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Torá, os Vedas, etc. Sendo assim, alguns mitos que antes eram expressos na oralidade foram transformados em textos escritos. Vamos, então, conhecer um pouco de alguns dos primeiros textos sagrados escritos.

Nenhum comentário: