terça-feira, 19 de maio de 2020

ENSINO RELIGIOSO - 7º ANO - AULA 2 - MAMP


Quais são os meus valores

 Uma primeira coisa que a gente deve levar em conta quando vai discutir valor é o que esta palavra pode significar. Porque, mesmo sendo uma das palavras mais usadas, quando você pergunta o que é um valor, poucos conseguem dizer o que é. Portanto, a primeira coisa que a gente precisa distinguir é que valor significa uma porção de coisas diferentes. O valor pode significar o econômico, que é o preço, quanto você paga por alguma coisa. Outro sentido, que já está mais próximo do que se vai falar aqui, é o valor natural, isto é, o valor que provém do fato de algo ser da natureza, de algo não ter sido feito pelos homens. Por exemplo, a terra, tem um valor natural, o ar, a água, que é o valor da natureza. E há um terceiro sentido para a palavra valor: alguma convicção profunda que está dentro da gente e dentro dos grupos, alguma convicção que faz com que a gente faça aquilo, e ache que seja bom. É exatamente o que a gente poderia dizer do valor ético, que é aquela atribuição que a gente dá às coisas. A gente pergunta: esta coisa é boa ou ruim? É o valor que está encaixado nas coisas. O interessante é que tudo tem valor, nesse sentido. Não há nada que seja neutro. Todas as ações vêm enroladas em valores, tudo o que a gente faz, no fundo, no fundo é por um motivo de valor. Então, o valor é aquilo que dá o impulso fundamental às nossas ações. Só que a gente não pára para pensar: qual é a razão daquilo que estou dizendo? Por que decidi fazer esse curso e não outro? Por que decidi responder dessa maneira e não de outra maneira? Mesmo quando a pessoa usa droga, ela tem algum valor, tem alguma razão para fazer isso. Eu busco algo que não tenho. Só que alguns acham que isso é negativo. A gente nunca se pergunta sobre o porquê de grande parte daquilo que fazemos. Talvez essa seja a questão mais séria.

Pe. Pedrinho Guareschi. Mundo Jovem, Ano XLI, nº 333, fevereiro, 2003, p. 13

1-Responda


Abaixo estão definições de oito atitudes e valores que contribuem para a construção de um mundo melhor. Descubra quais são eles.
Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem ou de alguma coisa:
A ___ ___ ___ Capacidade de cada um se decidir ou agir segundo a própria vontade ou determinação: L ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ Harmonia.
Momento em que não há guerras ou conflitos. Estado de humor de quem está tranquilo:
P ___ ___ Qualidade que tem a pessoa que não desiste daquilo em que acredita:
P ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ Grande conhecimento acumulado, baseado geralmente na experiência de vida: S ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___

2-MINHA BANDEIRA PESSOAL
Faça um desenho de uma bandeira, no caderno, e divida-a em 6 partes

Lembre-se que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país.

Nesta atividade cada um vai construir sua própria bandeira a partir das seis perguntas:

1-Qual o seu maior sucesso individual?
2- O que gostaria de mudar em você?
3- Qual a pessoa que você mais admira?
4- Em que atividade você se considera muito bom?
5- O que mais valoriza na vida?
6- Qual a sua maior dificuldade?

As respostas podem ser por intermédio de um desenho ou de um símbolo na área adequada. Os que não quiserem desenhar poderão escrever, não esqueça de colocar o número correspondente a pergunta. Pintar e enfeitar como quiser a sua bandeira. Compartilhar a bandeira com  a sua família.















Comente com sua família o que mais chamou a atenção em sua própria bandeira . Contar qual valor  descobriu sobre si mesmo e sobre sua família






Nenhum comentário: