AULA 1
O que é valor
Devemos considerar que cada um de nós
é um ente no mundo em que estamos incluídos. Vivemos num Universo composto de
elementos que não são neutros, pois dependemos uns dos outros. Pode-se dizer
que todas as coisas e todos os seres têm uma nota peculiar. São elas boas ou
más, feias ou belas, úteis ou inúteis, em suma, representam alguma coisa para
nós. Costumamos falar em valor quando dizemos do aspecto econômico. Quando
afirmamos por exemplo que uma televisão vale R$ 1.500,00 e um par de tênis
custa R$ 200,00. Valorizamos as mais diferentes coisas. O nosso valorar recai
sobre todos os objetos possíveis: água, pão, vestuário, saúde, livros, homens,
opiniões, atos. Tudo isso é objeto das nossas apreciações. Em realidade o valor
serve para designar o que de qualquer modo vale para o homem, logo, tudo aquilo
que satisfaz ao homem vale, pois é objeto de seu interesse. Os valores não
existem por si mesmos, precisam de uma pessoa para que possa existir. A beleza
de um quadro é um bom exemplo, uma vez que se está a observá-lo, será possível
ver que ele possui qualidades objetivas como: a extensão, o peso e as cores. O
quadro não pode existir sem essas qualidades. Entretanto, a beleza do quadro,
embora objetiva, é atribuída a ele por outro subjetivamente. Numa reflexão
sobre a educação não se pode deixar de lado o papel do “não-valor” e do
“contravalor”. Considera-se por não valor aquilo que é indiferente, que nada
representa para o sujeito por não corresponder as suas necessidades. O
não-valor pode ser o resultado de uma desvalorização feita pelo homem, que
retira um valor dando origem ao não-valor. É o caso de quem vive na Serra não
apreciar um passeio de barco nas manhãs de boa maré. Não significa que tal distração
não tenha valor. No processo de desvalorização o valor permanece existindo
independente do sujeito. O homem é um ser que não pode viver em sociedade sem
regras de justiça e respeito ao outro, o que o faz criar normas e prescrições
que regulamentam o comportamento dos indivíduos. Quando se perde o parâmetro da
moralidade, mesmo que seja em nome da modernidade, estamos diante da instalação
de um contravalor. O contravalor é o que se opõe ao valor. O que visa a um
objeto prejudicial. Um exemplo claro de contravalor é o da economia com base na
degradação ambiental, como foi o caso da monocultura e do extrativismo do
pau-brasil, que criaram grandes extensões de área desértica no Brasil. Sabe-se
hoje que tais formas de degradação poderão levar o planeta Terra à extinção.
Este é o caso de um contravalor vital, pois é nocivo por restringir a vida e a
saúde de todos. - 53 - Outro exemplo de nocividade refere-se ao ato de soltar
balões em festas juninas, hábito que se disseminou de tal forma que acabou
virando tema de concursos e competições. Durante muito tempo isto ocorreu, até
por desconhecer-se a extensão do perigo ocasionado por tal prática. A luta da
educação resume-se nesse esforço contínuo para a promoção do valor e o combate
ao contravalor.
Anna Maria Nardi
ATIVIDADES
1-Escreva
uma frase com cada par de palavras.
Perdão - reconciliação
Deus - misericórdia
Perdoar - pedir perdão
Amos – alegria
2-Escreva
como uma pessoa deve agir em cada situação.
*Quando
outra pessoa o insulta e depois pede perdão.
*Quando
recebe o perdão de Deus.
Para refletir
*Durante esta semana, à
noite, antes de dormir, dedique um tempo para pensar em que atitudes tem
acertado e em que atitudes tem errado e precisa mudar.
*Trace seus objetivos, você
vai
conseguir!
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