sábado, 25 de junho de 2011

OFICINA PEDAGÓGICA

– Oficina abertura com alunos do Ensino Fundamental:

Recepcione os alunos da forma semelhante aos professores, se quiser pode escolher outra musica que possa proporcionar aos jovens um momento especial.

Num primeiro momento faça a dinâmica que visa despertar a autoconfiança no grupo. Quando a confiança em si mesmos e a confiança na sua equipe todo trabalho é mais produtivo. O grupo possue maior concentração e supera as dificuldades do trabalho com maior facilidade. Dinâmicas de confiança ou dinâmicas de autoconfiança são ferramentas muito úteis para auxiliar no treinamento de grupos, pois auxilia no planejamento, na comunicação e na superação de obstáculos típicos do ambiente de trabalho

Nome: Dinâmicas de Grupo para Autoconfiança - Caminhando entre obstáculos

Objetivo:
Essa dinâmica de autoconfiança auxiliar grupos e equipes a superar obstáculos e a entenderem que as adversidades existem e devem ser superadas.
Materiais:
Garrafas; latas; cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo; lenços que sirvam como vendas para os olhos.
Procedimento:
Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala.
Os participantes devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.
As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.
O coordenador com auxílio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala.
O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido.
Após um tempo o coordenador pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
Dicas:
• Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.
• Observar se os participantes tem uma boa percepção, conseguem resolver problemas e superar obstáculos.

Observações:
Enquanto os obstáculos são retirados por outro coordenador, é importante conversar com os participantes sobre o que será feito em seguida a fim de que eles não escutem pequenos ruídos que possam ser causados por algum descuido na retirada dos objetos.

Tempo de aplicação: 25 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 4

http://esoterikha.com/coaching-pnl/dinamica-de-descontracao-para-sala-de-aula-alunos-e-professores.php

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