sábado, 25 de junho de 2011

ENCONTRO ESPECIAL/REFLEXÃO

Buscamos em Paulo Freire o embasamento para esse momento. Paulo Freire, educador, pedagogo, filosofo, poeta, acima de tudo, uma pessoa preocupada com a formação dos alunos em cidadãos conscientes de sua função e participação na sociedade.

Invistir na formação da consciência é preparar os alunos para a vida, para um mundo melhor onde a consciência prevalece sobre a ignorância, esse sempre foi ideal de Paulo Freire e que vem de encontro com a proposta do Peas Juventude para os nossos estudos neste ano.

Apresente os vídeos:

http://esoterikha.com/coaching-pnl/textos-de-paulo-freire-sobre-a-escola-na-formacao-da-consciencia.php

http://www.youtube.com/watch?v=pgwpiZp_9Ss&feature=related

Nome: Dança falante - Dinâmica de Descontração para Professores e Alunos

Objetivo:
Essa dinâmica de descontração para alunos, sala de aula e professores tem por objetivo facilitar a aprendizagem de algum assunto ou tema, descontrair, possibilitar afinação de trabalho em equipe, exercitar a criatividade e entrosar alunos, professores ou funcionários da escola.

Após a apresentação, realize a dinâmica:

Materiais:
Equipamento de som; cartolinas; flip-chart; pincéis coloridos; fita gomada; cópia para cada participante de um texto sobre o tema a ser discutido; prêmio (pode ser uma bala ou bombom) para ser entregue a equipe vencedora.
Procedimento:
O coordenador informa que irá ser trabalhado ou desenvolvido um tema específico, utilizando música, dança, bate-papo e muita criatividade.
As etapas são as seguintes:
1. Escolher, previamente, cinco a sete palavras-chaves dos vídeos.
2. Selecionar, previamente, algumas músicas que possam ser tocadas para dançar, adequadas ao estilo do grupo.
3. Solicitar que as cadeiras sejam retiradas, possibilitando, assim, um ambiente mais livre para movimentos e trabalhos em grupos.
4. Sugerir a formação de duplas (se o grupo for ímpar, será um trio ao invés de duplas).
5. Instruções:
Vocês vão conversar livremente, durante, aproximadamente, dois minutos, sobre a palavra que vou escrever no flip-chart (ou quadro). Ao final dos dois minutos, colocarei uma música e, cada dupla, começará a dançar. Quando a música parar, as duplas se desfazem e cada pessoa procurará uma outra pessoa e formará uma nova dupla.
Obs.: Nesse momento, o coordenador já terá colocado no flip-chart (ou quadro) uma nova palavra, para uma nova conversa de mais dois minutos.
6. Sugerir grupos de três pessoas, para a terceira palavra.
7. Sugerir grupos de quatro pessoas, para a quarta palavra.
8. Sugerir grupos de cinco pessoas, a partir da quinta palavra, até o final.
9. Ao concluir todas as palavras, orientar cada grupo para formar uma frase, com sentido lógico, utilizando, na forma e ordem que quiser as palavras relacionadas, que foram colocadas no flip-chart.
10. Conceder dez minutos para essa conversa em grupo, de formação da frase.
11. Transcrever, cada grupo, a sua frase para uma cartolina (ou papel de flip-chart) e fixar em local estabelecido pelo coordenador.
12. Efetuar a leitura das frases, destacando as semelhanças.
13. Fazer a explanação do assunto-tema, distribuir o texto para leitura, destacar tópicos de interesse, tecer comentários adicionais, fazer as conclusões necessárias.
14. Escolher a frase mais bonita ou mais adequada ao assunto-tema.
15. Premiar o grupo.

Dicas:
Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.
Questionar os participantes sobre:
• Como foi realizar a atividade?
• Como vocês avaliam a integração dos grupos?
• Como foi conversar sobre os temas?
• Como se organizaram para a escolha da frase? Foi uma construção grupal?

Tempo de aplicação: 1 hora
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 8

http://esoterikha.com/coaching-pnl/dinamica-de-descontracao-para-sala-de-aula-alunos-e-professores.php

Nenhum comentário: